Luz natural em ambientes de trabalho e seus benefícios

Ao buscar por pontos que devem receber atenção e que merecem ser valorizados no momento de elaborar a arquitetura e a ambientação de um local voltado à execução de trabalhos, um dos principais tópicos abordados é o da luz natural.

Acordante a estudos desenvolvidos com o intuito de atestar os reflexos apresentados no dia a dia de pessoas que possuem luz natural em seus ambientes, foi possível verificar que tal fator é capaz de promover maior produtividade, mais conforto visual, menos estresse e aumento de criatividade.

Diante disso, conclui-se que, ao elaborar a disposição de um ambiente de trabalho, faz-se essencial o uso de luz natural, objetivando melhorias, não apenas na execução das demandas, mas também na qualidade de vida do trabalhador. 

 

Como integrar a luz natural no ambiente de trabalho:

Uso de espelhos

Empregar o uso de espelhos no ambiente de maneira estratégica, como de frente para janelas, pode contribuir muito para propagar mais luz natural no mesmo. Uma opção é utilizar móveis e objetos decorativos espelhados, que terão a mesma função de espelho de maiores dimensões.

Mantenha as janelas limpas e abertas

Vidros empoeirados e sujos são grandes responsáveis por bloquear o fluxo de luz natural. Para evitar isso, é altamente recomendado sempre limpar os vidros de janelas e mantê-las abertas sempre que possível, contribuindo para aumentar a incidência de luz natural.

 

Utilizar a cor branca

Não é novidade que cores claras são capazes de refletir e irradiar a luz solar melhor que tons escuros, e para aumentar o efeito de luz solar em ambientes, empregar a cor branca pode ser um grande aliado, sendo possível utilizar, além da pintura de paredes, móveis e objetos decorativos desta cor.

 

Faça o teste implementando maiores incidências de luz natural em seu ambiente de trabalho e veja a diferença ocasionada por esse recurso. As melhorias na qualidade de vida e de produtividade são garantidas e virão de maneira natural.