A escolha do sistema de impermeabilização: evite umidade!

Por: Admin - 22 de Maio de 2024

A escolha do sistema de impermeabilização: evite umidade!

Saiba escolher a impermeabilização do seu projeto!

Acertar na escolha do material impermeabilizante e a forma de aplicação garante a entrega de excelência dos projetos e a satisfação do cliente ao final. Por isso, é importante se atentar à qualidade dos materiais utilizados, pois nem sempre o preço garante eficiência.

Quando pensamos no transtorno que um vazamento pode causar, percebemos que errar nessa etapa da obra pode significar desgaste e prejuízo. Portanto, se compararmos o custo da impermeabilização com outras despesas, temos algo entre 1 e 3% do custo total do projeto. Não é algo tão determinante no custo final, no entanto, a correção de um defeito na impermeabilização – que na maioria das vezes se resume a um serviço totalmente refeito – pode sair muito mais caro. Por isso, não vale a pena economizar neste ponto do projeto.

Com este artigo queremos ajudá-lo na escolha da impermeabilização de áreas úmidas, como banheiro, lavanderia, cozinhas, lavabos e etc, escolhendo o sistema para uma nova produção. São três os tipos de impermeabilização:

Argamassas Impermeáveis

Formam uma camada rígida e espessa com a aparência semelhante ao cimento, resultado de uma mistura de polímero e cimento, aplicada na forma líquida com broxa. Importante frisar que mesmo não sendo tão rígida quanto ele, não pode ser considerada flexível, por isso, não é indicada para áreas com possibilidades de haver trincas. No entanto, as argamassas cimentícias podem ser aplicadas em superfícies mais rugosas.

Manta Asfáltica

São comercializadas duas formas: placas de composto asfáltico unidas no canteiro de obras ou manta asfáltica na forma líquida, moldadas in loco. Ambas são de difícil aplicação e necessitam de mão-de-obra qualificada.

  • Placas: Impermeabilização parcialmente aderida; 
  • Forma líquida: Essa é a impermeabilização com maior capacidade de absorver deformações e trincas por se tratar de uma camada flexível. Porém, é a mais fácil de danificar; a película formada pela manta é consideravelmente mole e perfurável, por isso o local impermeabilizado deve ser isolado até a aplicação da proteção.

Pinturas

Esse terceiro tipo de impermeabilização é o realizado através de pinturas epóxi, acrílico ou outros compostos. São ainda mais difíceis de aplicar, necessitando de profissional especializado. Tem um valor mais elevado se comparado aos outros, mas sua qualidade também é maior.

Qual impermeabilização devo escolher?

As funcionalidades são diversificadas, pois derivam das características do material e da situação de uso, por isso considere alguns pontos: 

  • Superfícies de grandes dimensões com possibilidade de grandes deformações e trincas, utilize a pintura ou a manta.
  • Encontro com vigas e pilares em prédios, aconselhável utilizar pintura ou manta;

Leve em consideração também: 

  • As impermeabilizações aderidas X não aderidas, pois suas características são determinantes para grandes dimensões
  • Mão-de-obra especializada
  • Consequências de falhas na impermeabilização
  • Recorrência: a impermeabilização do box do banheiro, que recebe água diariamente, com certeza terá probabilidades maiores de vazamentos.


Gostou do artigo? Qual sistema de impermeabilização você utiliza com mais frequência?

Acompanhe os conteúdos da VS Engenharia, também nas redes sociais.

Veja também: Projetos de engenharia e comunicação integrada.

WhatsApp VS Engenharia
VS Engenharia www.vs-engenharia.com Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×