Segurança e sua grande importância em galpões logísticos
Por: VS Engenharia - 22 de Maio de 2024
Desde o início da pandemia, com o cenário do isolamento e as práticas adotadas durante esse período, fez-se evidente o exponencial aumento do uso do e-commerce, promovendo crescimentos próximos de 27% no faturamento deste recurso.
Como reflexo desta intensa mudança nos modelos comerciais, a necessidade de adaptações por parte das empresas no que diz respeito à suas práticas mostraram-se essenciais. Dentre elas, métodos de envio mais eficazes e velozes e novas formas de organização de mercadorias foram indispensáveis, principalmente ao direcionar os olhares ao âmbito competitivo, que nunca se ausentou neste cenário.
Contudo, um tópico pouco abordado foram as questões de segurança dos galpões logísticos, agora responsáveis por um armazenamento muito elevado e por numerosas entregas de produtos. Neste ambiente, levando em consideração o novo e amplo sistema de funcionamento, torna-se imprescindível a adoção de medidas de segurança direcionadas aos objetivos corretos, tendo em vista a proporcionalidade entre maiores valores aplicados e maior necessidade de segurança.
Como implementar mais segurança com eficácia
Ao abordar a temática da segurança em galpões logísticos, inevitavelmente nossos olhares se voltam para questões de riscos criminais, como furtos e invasões. Porém, apesar de caracterizar-se como uma potencial ameaça às empresas, não é apenas este o ponto que deve receber enfoque.
Pensando nisso, é de grande importância o direcionamento de análises e investimentos em diversos setores dos galpões, levando em consideração não apenas as mercadorias e ferramentas de trabalho, mas também os trabalhadores e a estrutura do espaço.
Sendo assim, para que o galpão logístico se apresente como um ambiente que garante segurança em todos os aspectos necessários para um bom funcionamento do espaço e uma execução de tarefas sem maiores riscos e entraves, mostra-se fundamental manter em mente fatores de proteção de cargas, eliminar possíveis riscos ao setor operacional, assegurar a utilização dos equipamentos e seu desempenho e manter as exigências da infraestrutura sempre em vigor.
Mediante a devida atenção destinada a esses fatores, aliada a uma implementação adequada de recursos nos pontos corretos, os resultados serão merecedores de destaque. Como consequência disso, a preocupação com o âmbito de segurança deixará existir para o galpão, repercutindo ainda em bons resultados para a empresa e gerando bons frutos em suas ações.