Questões que envolverão o mercado imobiliário neste novo ano

Faz-se indiscutível afirmar que o ano de 2022 se constituiu em um cenário composto por uma grandiosa quantia que eventualidades, responsáveis por gerar instabilidades econômicas e operacionais fazendo necessária a tomada de atitudes rápidas e eficazes visando manter as operações de empresas em funcionamento.

Ainda assim, mesmo no primeiro mês de 2023, já é possível estipular que este também será um ano repleto de desafios. Neste cenário atual é possível perceber o surgimento de questões como modelos de trabalho híbridos, temáticas voltadas à descarbonização de edifícios e consequências da evolução tecnológica os quais serão abordados com mais detalhes a seguir. 

Novos modelos de trabalho

Durante a pandemia enfrentada nos últimos anos, a adoção de modelos de trabalho mais viáveis tornou-se algo indispensável para um bom funcionamento de empresas. Como reflexo disso, o modelo home office surge como uma alternativa para que as operações de empresas não houvessem de ser interrompidas no sistema de Lockdown, no qual as pessoas não podiam sair de casa.

Após o término deste cenário, decorrente do bom funcionamento de modelos de trabalho remotos, muitos funcionários se adaptaram à esta forma execução de tarefas, desejando manter-se trabalhando em casa.

Neste ponto, apesar do bom funcionamento do sistema remoto de trabalho, o modelo que mostrou-se mais eficaz para as empresas foi o modelo hibrido, no qual o funcionário executa parte de suas funções em casa e a outra na empresa. Isso se deve à flexibilidade presente neste modelo, oferecendo o trabalho remoto, mas também o ambiente de trabalho, indispensável para a execução de demandas que exigem alinhamento da equipe.

Descarbonização de edifícios

Muito foi falado acerca das questões ambientais ultimamente e um assunto que sempre se fez presente no cenário logístico foi a descarbonização dos edifícios. Neste âmbito, inúmeras empresas afirmavam seus objetivos se comprometendo a atender à novas metodologias, sendo estas adeptas de um modelo mais sustentável.

Reformas em estabelecimentos empresariais e a adoção do uso de energia sustável são pontos de atenção que empresas devem se atentar neste ano, visando atingir um metas adequadas no que diz respeito às questões climáticas. Contudo, agora estas medidas se farão essenciais para os negócios, uma vez que consumidores e acionistas passarão a buscar este tipo de iniciativa.

Evolução tecnológica e seu mercado

Nos últimos 2 anos, tendo como um de seus principais agentes motivadores a pandemia, o espaço tecnológico sofreu gigantescas evoluções. Contudo, durante o ano de 2022, fez-se notável uma queda nesse intenso desenvolvimento tecnológico, gerando uma série de complicações empresariais para os agentes do ramo.

Porém, atuando inversamente à direção indicada por estes fatos, alguns mercados voltados à área da tecnologia tem mostrado desenvolvimento positivo, provando-se boas opções de investimento para o ano de 2023. Algumas delas são o mercado de solução em nuvem, blockchain e tecnologia limpa, os quais demonstram potencial de desenvolvimento para o futuro.

Conclusão

Sendo assim, tendo em vista as condições esperadas para o cenário de 2023 e contando ainda com novos possíveis desafios para este novo ano, mostra-se indispensável manter-se atualizado acerca de seu ambiente de atuação. Observar movimentações e executar estudos de viabilidades em operações faz-se ainda mais importante neste âmbito, sendo imprescindível para garantir bons retornos.

Gostou do artigo? Quais dessas dicas foram as mais interessantes para sua empresa? Continue acompanhando nossos conteúdos e visite nossas redes sociais